Acampamentos

Acampando com pé na areia, na praia mais paradisíaca de SC

Acampando com pé na areia na praia mais paradisíaca de Santa Catarina! É óbvio que estou falando da Praia dos Ilhéus em Governador Celso Ramos ♥

No post de hoje vou te contar tudo o que você precisa saber para acampar na praia dos Ilhéus. Bora conferir?

Acampamento Selvagem em Santa Catarina

Acho que não mencionei ainda, mas o acampamento na Praia dos Ilhéus, é considerado um acampamento selvagem. Ta Sthe, e o que isso significa? Significa que não há estrutura nenhuma para acampar.

Outra coisa muito importante que você precisa saber, é que só é possível chegar na praia, fazendo uma trilha.

acampamento-com-pe-na-areia-na-praia-mais-paradisiaca-de-sc (15)

Então se você é fã de trilha, natureza e praia, esse é o lugar perfeito para você.

Para saber TUDO sobre a trilha da praia dos Ilhéus, confira esse post!

Acampando com pé na areia da praia dos Ilhéus SC

Primeiramente, você vai precisar deixar seu carro na rua dos Recantos ou no estacionamento ao lado do Camping Palmas de Gaivotas em Governador Celso Ramos e iniciar a trilha. Entretanto, esse estacionamento está aberto apenas no verão. Nas duas vezes deixei o carro estacionado na rua mesmo e não tive problemas.

Se você for só com uma mochila, conseguindo levar tudo o que precisa dentro dela, você irá levar uns 40 minutos para fazer a trilhar até a praia. Esse foi o tempo que levei quando acampei a primeira vez lá, como era inverno, não me preocupei em levar cadeiras e cooler.

Porém, dessa vez fui acampar em um lindo, caloroso e ensolarado final de semana de fevereiro. Batendo na casa dos 35°, com esses calorão todo, decidimos levar tudo o que tínhamos direito, incluindo um cooler com 16 latinhas de cerveja. A verdade é que eu tenho pena de quem levou, rsrs, pois estava muito, muito pesado. Mas no final da trilha, abrir aquela cervejinha gelada, não tem preço 😅

acampamento-com-pe-na-areia-na-praia-mais-paradisiaca-de-sc (1)

Como foi o acampando com pé na areia na Praia dos Ilhéus?

Depois de uma hora e quinze minutos de trilha, finalmente chegamos no paraíso!

Agora, é a hora de escolher um lugar para montar o acampamento. O mais incrível desse lugar, é que por mais que ele não tenha estrutura, a natureza acaba te proporcionando isso.

Por toda a extensão da praia existe uma vegetação com várias “clareiras”, conforme você vai entrando nos caminhos pela vegetação, você encontra vários pontos para acampar, escolha um e aproveite!

Se liga nessa dica! A Praia dos Ilhéus tem mais ou menos uns 235m, do lado esquerdo da praia, há uma cachoeirinha, o que significa que tem água doce! Eu não bebi, mas vi muitas pessoas bebendo, além disso, você pode aproveitar para tomar um banho e tirar a maresia do corpo. Já do lado direito da praia, tem as famosas piscinas naturais.

Depois de montar acampamento e almoçar, foi hora de curtir a praia. A água cristalina e quentina estava um espetáculo! Fiquei até tarde dentro do mar, aproveitei cada segundinho desse dia de verão. Depois, fui “tomar banho” na cachoeira e já era hora do jantar.

Após o jantar, aproveitamos para terminar a noite com as cadeiras de frente para o mar, bebendo vinho e jogando conversa fora.

O dia nasceu e depois do café da manhã, não perdi tempo e me joguei pro mar. Após o almoço foi hora de dar um “até logo” para o paraíso e fazer a trilha de volta.

Problemas que provavelmente você terá ao acampar na praia dos Ilhéus

Por mais paradisíaca que seja a Praia dos Ilhéus, preciso deixar registrado algumas coisas importantes, como:

  • A trilha é fácil, mas não esqueça do protetor solar e água! Vi muitas pessoas fazendo essa trilha sem nenhuma garrafinha de água sequer.
  • Há muitos mosquitos! No inverno foi um pouco incômodo, já no verão, foi quase que insuportável. Leve muito repelente.
  • Quase nenhuma operadora tem cobertura de dados naquela área, você não terá internet. Avise seus familiares.
  • Leve seu lixo! Se você fez uma trilha para chegar até lá, vai precisar fazer a trilha de volta com o seu lixo também!
  • Não há eletricidade, nem água encanada, mas mesmo assim há um morador. Ele recicla latinhas, então aproveite para ajudar.
  • Já houve um afogamento/morte, então todo o cuidado é pouco, já que o local tem suas limitações.

Ficou com vontade de fazer mais acampamento selvagens? Então venha conferir esse post com 5 lugares que é possível fazer Wild Camping em Santa Catarina.

Nos vemos no próximo post! Um beijo da Sthe ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *