Bolívia

De Cusco até Copacabana na Bolívia de ônibus

Em abril de 2024, embarquei em uma viagem incrível de Cusco, no Peru, para Copacabana, na Bolívia. O trajeto foi feito em um ônibus noturno, e vou compartilhar todos os detalhes, desde a compra das passagens, onde se hospedar e o que fazer em Copacabana.

Como Comprar Passagens de Cusco para Copacabana

Compramos nossa passagem de ônibus online no site da redBus, paguei algo em torno de R$170 reais por pessoa. Essa travessia de ônibus é muito comum entre viajantes, principalmente por ser a forma mais prática e econômica de se fazer esse trajeto. O horário de saída do ônibus da rodoviária de Cusco foi às 22h30 e chegamos a Copacabana por volta de 12h30 no dia seguinte – uma viagem de cerca de 12 horas.

Não espere muito. Os ônibus não são limpinhos, nem em excelentes condições, então já tenha em mente isso, aproveite a jornada. Além disso, esscolhemos um ônibus pelas fotos e descrições, entretando, na hora acabaram nos alocando em outro ônibus.

No meu caso, éramos duas amigas viajando, e posso garantir que o percurso é seguro para mulheres.

Rodoviária de Cusco, o caos

A rodoviária de Cusco é um tanto caótica, especialmente durante a noite. Um detalhe curioso que aconteceu foi que, pouco antes do embarque, nos avisaram que precisaríamos pagar o “TAMI”. Até agora não sei exatamente o que isso significa, mas custou 1,50 soles por pessoa.

Documentos Necessários para entrar na Bolívia

Primeiramente é importante ressaltar que para entrar na Bolívia, a vacina contra febre amarela é obrigatória, embora, no meu caso, não tenham me solicitado o comprovante. A travessia da fronteira terrestre foi a mais tranquila que já fiz. O pessoal da empresa de ônibus, ajudou com os trâmites e preenchimento dos formulários necessários. Então, o processo todo foi rápido e sem complicações, algo que raramente acontece em fronteiras.

Onde se Hospedar em Copacabana

Se você está planejando visitar Copacabana, aqui estão duas sugestões de hostels onde fiquei:

  • Hostel Solsticio: Localizado próximo ao centro, na Calle Murillo, nº 50, é uma excelente escolha para quem quer ficar perto de tudo. Oferece café da manhã, uma área de convivência muito agradável, e o Wi-Fi é ótimo.
  • Suma Samawi: Fica um pouco mais afastado do centro, mas é perfeito para quem quer estar em contato direto com a natureza, pois fica à beira do majestoso Lago Titicaca, na Avenida Costanera, nº 50. O Wi-Fi aqui também é muito bom, e a paz do local é inigualável.

Alimentação na Bolívia: Fique Atento

Um alerta importante: tenha cuidado com a alimentação em Copacabana e sempre beba água engarrafada. Minha amiga passou muito mal. Apesar disso, a culinária boliviana é deliciosa e vale muito a pena experimentar pratos locais – só fique atento à procedência dos alimentos.

Trilha para o Cerro Calvário, Copacabana

Um dos pontos altos da viagem foi a trilha para o Cerro Calvário, um dos locais mais sagrados da cidade. A caminhada começa na praça central de Copacabana e leva cerca de 1 hora para subir até o topo, percorrendo uma distância de 1,5 km. Você pode seguir a rota facilmente pelo Google Maps, ou, se preferir, ir até a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, que fica no centro, e de lá seguir as escadarias que levam ao cume.

Mas é uma subida íngreme, e a altitude (quase 4.000 metros acima do nível do mar) pode tornar o percurso desafiador para quem não está acostumado. No entanto, o esforço vale muito a pena – do topo, você tem uma vista deslumbrante de Copacabana e do Lago Titicaca.

A dica é ir no final do dia para pegar o por do sol ❤️

Cidade de Copacabana: Base para ir a Isla del Sol

Copacabana é uma cidade pequena, então não tem muitos atrativos turísticos além da trilha para o Cerro Calvário. Ela é geralmente usada como ponto de apoio para quem quer visitar a famosa Isla del Sol, no Lago Titicaca. Mas na orla da cidade, você encontra atividades aquáticas, como passeios de pedalinho e barcos, além de um pequeno centro com bares, restaurantes, lojas de suvenires, e várias empresas que oferecem transporte para a Isla del Sol e vendem passagens de ônibus para outras cidades.

A tranquilidade e a segurança da cidade são ótimos atrativos, mas além da receptividade dos bolivianos, todos foram acolhedores e receptivos durante toda a nossa estadia.

O Majestoso Lago Titicaca: História e Importância

O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo e tem grande significado cultural para as civilizações andinas. Antigos mitos contam que foi deste lago que surgiram os primeiros incas, fundadores do império. Então hoje, o lago continua sendo uma fonte de vida para as populações locais, além de ser um ponto turístico de grande valor, conectando Bolívia e Peru.

Venha conferir aqui toda a minha aventura no Peru! 🌎💞

Confira como foi minha experiência em Copacabana:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *