Acampamentos
Trilha e acampamento no Pico do Tabuleiro, grande Florianópolis

Trilha e acampamento no Pico do Tabuleiro, grande Florianópolis

Onde fica o Pico do Tabuleiro?

O Pico do Tabuleiro está dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, sendo um dos pontos mais alto da região da grande Florianópolis (1260m de altitude). Se localiza na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, a cidade fica à uns 40km de Floripa. Para chegar no início da trilha, você pode colocar no GPS: Apuama Rafting Santo Amaro da Imperatriz. O pessoal cobra R$ 10,00 de estacionamento.

Como é a Trilha do Pico do Tabuleiro?

Puxada! A trilha tem um total de 5,7km, e uma altimetria de mais de MIL METROS. Se você for fazer essa trilha bate e volta, vai levar cerca de umas 7 horas. Mas se você for fazer um trekking para acampar no pico do tabuleiro, serão aproximadamente 5 horas de subida. Eu estava carregando aproximadamente 11kg nas costas. Para descer, levei quase 3 horas.

Atenção: Essa trilha não é para amadores. Eu sou muito acostumada a fazer trilhas, estava um tempo parada (sem fazer exercícios) e sofri muito durante a trilha. Recomendo você ter condicionamento físico e fazer essa trilha depois de já ter feito outras.

Outra coisa que preciso falar: O que a trilha tem de demarcada, ela tem de chata, calma que vou explicar. Sem brincadeira, uns 70% da trilha há uma vegetação, tipo bambuzinho, que fica engatando em tudo!

Não esqueçam de ir de manga longa e calça, pois as arranhadas no braço são inevitáveis.

Afinal de contas, todo esse sacrifício vale a pena? Cada gota de suor! Primeiro que, o sentimento de vencer, de se colocar a prova e ganhar, cumprir o objetivo de chegar, não tem preço, o sentimento recompensador quando cheguei no pico, é indescritível. E o visual lá de cima é… Ah, melhor você duvidar de mim, e ir lá ver com seus próprios olhos, não é? rsrs

Pode acampar no Pico do Tabuleiro?

Sim. É possível fazer um acampamento selvagem lá em cima. Lembre-se que não há ponto de apoio, nem de água. O pico é desacampado e só tem uma vegetação rasteira. Acampamos perto de um arbusto um pouco maior. O terreno lá em cima também é tipo “charco”, caso tenha chovido uns dias antes, é melhor evitar e remarcar seu acampamento.

No dia que eu fui estava meio nublado, mas em dias limpos, é possível ver toda a ilha de Florianópolis e outros picos da região, é lindo demais!

É proibido fazer fogo, pois se trata de uma área de preservação ambiental. Não esqueça de levar seu lixo! Não tire nada além de fotos ♥ Preserve o meio ambiente. Até a próxima, um beijo da Sthe!

Quer fazer outras trilhas e acampamento selvagens? Descubra outros lugares aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *