Chile

Valle de La Luna, o cartão postal do Deserto do Atacama

Valle de La Luna é um dos principais passeios de quem viaja para o Deserto do Atacama!

Como é o Valle de La Luna?

Em 2023 tive a oportunidade de explorar um dos lugares mais fascinantes: o Valle de La Luna, localizado bem próximo ao povoado de San Pedro de Atacama, sendo assim, é ótimo para fazer no seu primeiro dia de passeios. Pois, o parque tem a mesma altitude da cidade, isso já vai te ajudar a aclimatar para os próximos passeios.

O Atacama é conhecido por ser o mais árido do mundo, esconde paisagens que parecem pertencer a outro planeta, e o Valle de La Luna é um desses lugares.

O Valle de La Luna deve seu nome às formas e texturas que lembram a superfície lunar. O lugar é um cenário que varia de tons terracota a dourados, enquanto ao entardecer, o céu se pinta de cores e todo por do sol é especial.

Foi surreal caminhar por entre suas dunas e formações rochosas. Primeiramente a visita foi até a Duna Maior, sendo um dos pontos altos do passeio. A subida pode ser um tanto desafiadora sob o sol escaldante do deserto, mas a vista lá de cima é recompensadora. O panorama do vale se estende até onde a vista alcança, com o majestoso vulcão Licancabur ao fundo, guardião silencioso dessa paisagem intocada. É um lugar de reflexão, onde o tempo parece parar e os problemas do dia a dia se tornam insignificantes diante da magnitude da natureza.

Como fazer esse passeio?

A verdade é que tem mais de um jeito de fazer esse passeio, ou seja, você pode fazer com alguma agência, pode fazer de carro por conta própria ou de bicicleta.

Isso por que na entrada do parque você pode comprar seu ingresso e o pessoal da administração vai explicar tudo sobre o local e você pode explorar sozinho. Que foi o que eu fiz. Acabei comprando o ingresso pelo site:

Site para compra dos ingressos

Entretanto, ao chegar no parque vi que há um toten e a compra também pode ser feita lá. Na época o ingresso está 10.800 pesos chilenos.

IMPORTANTE: Caso você visite o parque sem agência, isso só poderá ser feito na parte da manhã.

Se você não estiver lá de carro, eu indico escolher uma agência de confiança. Outros passeios eu fiz com a agência Fui Gostei Trips, ela é uma agência brasileira e todo atendimento é feito de forma online em português. Além disso, você já pode contratar os passeios antecipadamente e não se preocupar com isso ao chegar no Atacama.

Por do Sol na Pedra do Coyote, Atacama

Mas o espetáculo mais esperado é, sem dúvida, o pôr do sol. Ao comprar o ticket de entrada, você depois de visitar o parque, pode ir até o mirante da Pedra do Coyote.

Ver o sol se pôr de lá, é uma experiência quase religiosa. As cores do céu e da terra mudam a cada minuto, em tons de rosa, laranja e roxo! Isso tudo é um lembrete humilde de nossa pequenez no universo.

por-do-sol-pedra-do-coyote

Visitar o Valle de La Luna foi, sem dúvida, uma das experiências mais marcantes de minha vida. A natureza em sua forma mais bruta e bela, a sensação de estar em outro planeta, a tranquilidade que invade a alma nesse lugar, tudo contribui para uma aventura inesquecível. Se você está planejando uma viagem ao Chile, não deixe de incluir o Deserto do Atacama e o Valle de La Luna no seu roteiro. É uma daquelas experiências que mudam nossa perspectiva de mundo…

O que conhecer no Deserto do Atacama?

Quer um roteiro completinho de tudo o que você pode conhecer no Atacama? Então não deixe de ver alguns posts aqui do blog:

Curtiu as dicas? Espero que sim! Um beijo e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *