5 motivos para conhecer o Cânion Fortaleza em Cambará do Sul/RS
Motivo 01 – O maior conjunto de cânions da América Latina!
O Cânion Fortaleza faz parte dos 36 Cânions que ficam na divisa dos Estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ou seja, são o maior conjunto de Cânions da América Latina.
Motivo 02 – Parque Nacional da Serra Geral
O Cânion está situado no Parque Nacional da Serra Geral que tem que tem cerca de 17 mil hectares. Já o Cânion se estende por 7,5 km, tem uns 2 mil metro de largura, 800 m de profundidade, 900 m de altura e chega a incríveis 1.157 m de altitude. Só é possível perceber a imensidão que é o Cânion Fortaleza depois de conferir as filmagens e fotos do drone, tal qual, é surreal!
Seu nome se deu origem devido as formações geológicas que lembram uma fortaleza.
Motivo 03 – Cambará do Sul
Um dos principais Cânions de Cambará do Sul é o Cânion Fortaleza, a entrada dele, fica somente a 23 km do centro da cidade de Cambará do Sul/RS, na Rodovia CS 012 – KM 22, um trecho da estrada é de “chão”, mas qualquer veículo pode chegar até lá tranquilamente.
Motivo 04 – Cânion Fortaleza
Não há taxas para visitação. Ao chegar no local você deixará o carro em um estacionamento e fará uma trilha de mais ou menos 3,5 km ida e volta, o nível de dificuldade da trilha é FÁCIL a maior parte é plana. No início tem um mirante e conforme você irá percorrendo a trilha a vista do Cânion vai mudando.
No meio da trilha já é possível avistar a Cachoeira Tigre Preto que tem uma queda de 250 m. Logo depois, o local para a contemplação do Cânion é enorme, há várias pedras espalhadas que usamos como “banquinho” para ficar admirando a paisagem. Este é um lugar para os “amantes de natureza”, até porque lá não tem nenhum tipo de estrutura.
Motivo 05 – Cânion Fortaleza
Você pode colocar este passeio no seu roteiro junto com outros, pois a trilha é fácil e curta, assim você terá tempo para conhecer outros lugares dessa cidade incrível. O que ninguém te conta: Neste post aqui, temos outro ponto turístico que é possível fazer no mesmo dia.
Na época que fomos, a trilha para a Pedra do Segredo estava fechada, pois havia acontecido um acidente e não conseguimos conhecer este outro atrativo do Parque Nacional. Caso você queira visitar o Cânion Fortaleza, não deixe de fazer a Trilha da Pedra do Segredo também.
Na entrada do estacionamento a direita você estará indo em direção a trilha principal, mas indo reto no estacionamento você estará indo em direção a trilha da Cachoeira Tigre Preto, que acabei não fazendo, pois não estava inclusa no roteiro.
Ps.: Não esqueça de levar água, protetor solar e repelente além de um lanche para repor as energias, mas não esqueça de levar seu lixinho embora.
E você já conheceu quantos Cânion no RS?
[…] incrível do Rio Grande do Sul, aproveite para fazer no mesmo dia o passeio do Cânion Fortaleza. Neste Post eu te conto O que ninguém te conta deste […]