5 motivos para conhecer o Cânion Fortaleza em Cambará do Sul/RS

5 motivos para conhecer o Cânion Fortaleza em Cambará do Sul/RS

Motivo 01

O Cânion Fortaleza faz parte dos 36 Cânions que ficam na divisa dos Estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são o maior conjunto de Cânions da América Latina.

canion-fortaleza-14

 

Motivo 02

O Cânion está situado no Parque Nacional da Serra Geral que tem que tem cerca de 17 mil hectares, já o Cânion se estende por 7,5 km, tem uns 2 mil metro de largura, 800 m de profundidade, 900 m de altura e chega a incríveis 1.157 m de altitude. Só é possível perceber a imensidão que é o Cânion Fortaleza depois de conferir as filmagens e fotos do drone, é surreal! Seu nome se deu origem devido as formações geológicas que lembram uma fortaleza.

canion-fortaleza-18

 

Motivo 03

A entrada para o Cânion Fortaleza fica somente a 23 km do centro da cidade de Cambará do Sul/RS, na Rodovia CS 012 – KM 22. Um trecho da estrada é de “chão”, mas qualquer veículo pode chegar até lá tranquilamente. Um dos principais Cânions de Cambará do Sul é o Cânion Fortaleza.

 

Motivo 04

Não há taxas para visitação, ao chegar no local você deixará o carro em um estacionamento e fará uma trilha de mais ou menos 3,5 km ida e volta, o nível de dificuldade da trilha é FÁCIL a maior parte é plana. Já no início tem um mirante e conforme você irá percorrendo a trilha a vista do Cânion vai mudando. No meio da trilha já é possível avistar a Cachoeira Tigre Preto que tem uma queda de 250 m, se der sorte, haverá um arco-íris lá. Já no final da caminhada, o local para a contemplação do Cânion é enorme, há várias pedras espalhadas que usamos como “banquinho” para ficar admirando a paisagem. Este é um lugar para os “amantes de natureza”, até porque lá não tem nenhum tipo de estrutura.

canion-fortaleza-12

 

Motivo 05

Você pode colocar este passeio no seu roteiro junto com outros, pois a trilha é fácil e curta, assim você terá tempo para conhecer outros lugares dessa cidade incrível.

Na época que fomos, a trilha para a Pedra do Segredo estava fechada, pois havia acontecido um acidente e não conseguimos conhecer este outro atrativo do Parque Nacional, mas as pessoas que fazem a trilha, indicam muito este lugar. Caso você queira visitar o Cânion Fortaleza, não deixe de fazer a Trilha da Pedra do Segredo também.

Na entrada do estacionamento a direita você estará indo em direção a trilha principal, mas indo reto no estacionamento você estará indo em direção a trilha da Cachoeira Tigre Preto, que acabei não fazendo, pois não estava inclusa no roteiro.

canion-fortaleza-8

 

Ps.: Não esqueça de levar água, protetor solar e repelente além de um lanche para repor as energias, mas não esqueça de levar seu lixinho embora.

canion-fortaleza-7

E você já conheceu quantos Cânion no RS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *