Cânion Itaimbezinho – Conheça um dos Cânion mais bonitos do Brasil

Cânion Itaimbezinho – Conheça um dos Cânion mais bonitos do Brasil

Cânion Itaimbezinho é um dos lugares que você precisa conhecer no Rio Grande do Sul, a grandiosidade do lugar é de tirar o fôlego, a cada passo da trilha, você tem a sensação de estar mais conectado com a natureza.

O que Fazer

Há duas opções de trilhas: Trilha do Vértice (2 km) e Trilha do Cotovelo (6 km), com vistas para as duas Cascatas gigantes, Cascata Véu de Noiva e Cascata Andorinhas.
As duas trilhas são de nível fácil, muito bem sinalizadas e podem ser feitas sem guia, há também vários mirantes e delimitações de passagem que ajudam durante o caminho.
Cânion Itaimbezinho
Extensão: 6 km
Largura Máxima: 2 km
Altura Máxima: 720 m

A entrada para o Cânion não é cobrada e tem estacionamento no local, está aberto para visitação de terça à domingo das 08:00 às 18:00 horas.

Curiosidades

O Cânion Itaimbezinho encanta com sua beleza e seus paredões, ele é o único que possui os paredões retilíneas (verticais), e o charme do lugar são seus paredões cobertos por araucárias.

Além disso tem as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica. O Parna de Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio.

O nome do Cânion Itaimbezinho tem origem tupi-guarani que significa cortante e afiada, devido ao seu formato.

No Centro de visitantes que fica próximo ao início das trilhas, há bebedouros, banheiros e local para fazer piqueniques, mas não há mais nenhum tipo de estrutura. Não esqueça de levar seu lanche e não esquecer de jogar seu lixo no lixo. Importante: É proibido acampar, fazer churrasco e qualquer tipo de fogueira.

Como Chegar

O Cânion Itaimbezinho está no Parque Nacional de Aparador da Serra que fica a uns 20 km do centro da cidade de Cambará do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, na RS 427 a direita em sentido a Portaria do Parque Nacional, a localização no Google está correta.

 

Roteiro

Como as trilhas são curtas, você poderá visitar mais lugares dessa região tão incrível do Rio Grande do Sul, aproveite para fazer no mesmo dia o passeio do Cânion Fortaleza. Neste Post eu te conto O que ninguém te conta deste lugar.

canion-itaimbezinho-29

 

 

E você, já ouviu falar da região dos Cânions?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *