Rio Grande do Sul
Conheça o V13, o mais alto viaduto das Américas

Conheça o V13, o mais alto viaduto das Américas

Você sabia que o V13 é o mais alto viaduto ferroviário das Américas e o terceiro mais alto do mundo?!

O Viaduto 13 tem 143m de altura e 509m de extensão! Conhecido também como V13, é um dos viadutos que compõem a grandiosa ferrovia do Trigo que corta cidades como: Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum. São 50km de trilhos, 21 viadutos, 24 túneis e 26 pontes. (Importante dizer que em todas as minhas pesquisas encontrei números diferentes das quantidades de viadutos, túneis e pontes, por isso estou usando os dados da fonte mais confiável).

O V13 se localiza na cidade de Vespasiano Corrêa no estado do Rio Grande do Sul.

viaduto-v13-rs (1)

Como chegar até o Viaduto 13?

Para chegar até o viaduto você terá que seguir pela RS-129. Vá até a cidade de Muçum e entre na Estrada Viaduto 13. É só seguir sempre costeando o Rio Guaporé até chegar ao Viaduto.

São 45 minutos andando na estrada de chão batido, passando por meio de plantações e da vida pacata de quem mora no interior. É nítido o sentimento de “parado no tempo”, com casas antigas tipicamente italianas espalhadas a cada km. Durante o percurso você também vai avistar outros viadutos, como os Viadutos 11 e 12, no meio do verde da mata nativa, o que chama a atenção é a engenhosidade dos viadutos, trilhos e pontes que cortam as montanhas.

No momento que você chegar pertinho do V13, sentirá uma forte emoção, não sei explicar ao certo, mas é incrível. Você fica completamente abismado com a altura dele!

Eu sou apaixonada pela vista que temos debaixo dele, prefiro muito mais do que visto de cima. Para chegar até os trilhos, você deve seguir reto na estrada (não passe por debaixo do viaduto) em uns 300m terá uma estrada a direita, siga ela e pode subir o morro com o seu carro (subi com um motor 1.0) até o final onde tem uma placa, então pegue a direita novamente e você conseguirá deixar o carro ao lado dos trilhos. Mesmo com placas de proibição, os carros são estacionados lá e o pessoal fica nos trilhos.

O que fazer no Viaduto 13 e se o trem vir?

Você pode explorar e caminhar pelos trilhos a direita, aproveitar todo o lugar. Em toda a sua extensão há cabines para você se abrigar caso o trem venha.

Quando você está nessas cabines e olha a imensidão de verde embaixo de você, percebe o quão alto é onde você está e não tem como não pensar de que forma eles construíram o Viaduto.

Na esquerda dos trilhos, há um túnel, se você fizer uma caminhada de 15 minutos na direção da escuridão total, começará a ver “uma luz no fim do túnel”, lá estão 5 janelões no meio do túnel, um visual completamente diferente, vale muito a pena conhecer, mas não esqueça a lanterna.

Há pessoas que também praticam esportes radicais de cima do viaduto.

O Trem dos Vales, é um passeio feito de trem pelos trilhos da ferrovia, ele ocorre em datas específicas, saiba mais aqui.

Uma breve história do Viaduto

A ferrovia do trigo foi construída durante os anos 60 e 70 pelo exército brasileiro. Inaugurada em 1978 pelo então presidente da república, Ernesto Beckmann Geisel.

A construção dessa estrada de ferro impactou muito a economia das cidades que fazem parte do trajeto. Hoje passa apenas um trem de carga no V13 durante a madrugada (mas, quando estive lá, tive a “sorte” de esbarrar com um trem de manutenção dos trilhos, na hora que ouvi a buzina entrei em desespero e sai correndo de cima dos trilhos, emoção maior não há). Nos últimos anos a ferrovia começou a ficar mais conhecida movimentando assim, o turismo da região.

O nome Viaduto 13, foi dado devido ele ser o 13º viaduto da ferrovia a partir da cidade de Muçum que é conhecida como a cidade “Princesa das Pontes”.

viaduto-v-13-vespasiano-correa-rio-grande-do-sul (19)

Algumas das histórias que rondam o V13, é que durante sua construção, houveram 8 mortes durante a construção do viaduto, alguns corpos teriam caído dentro do das colunas, sendo concretados junto ao V13. Além de um militar também ter morrido após cair de um andaime, pois não está com o cinto de segurança.

Onde ficar para conhecer o V13?

Um ponto de parada obrigatória na sua passagem pela região do Viaduto 13, é o Camping Paraíso Tropical V13 (51) 99380-6216. Ele fica bem próximo do viaduto e possui uma vista panorâmica do V13. O local conta com restaurante, lancheria e uma cachoeira. Saiba mais sobre o camping aqui.

viaduto-v-13-vespasiano-correa-rio-grande-do-sul (9)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *