• comercial@oqueninguemteconta.com.br
  • Blumenau, Santa Catarina - Brasil
Destinos América do Sul
Vai viajar e não sabe por onde começar? Veja aqui 9 dicas para te ajudar!

Vai viajar e não sabe por onde começar? Veja aqui 9 dicas para te ajudar!

Como criar roteiros em 9 passos:

 

1 – Antes de tudo: Definir seu destino e escolha as datas, além da quantidade de dias que irá viajar

Sonhar com uma viagem e um destino é sensacional, mas se você não cuidar, se não prestar atenção a alguns detalhes, o que era para ser dias de glória, podem se tornar dias de luta. Então escolha o seu destino a dedo, quanto mais você estiver “apaixonado” pelo destino, mais prazeroso será o planejamento.
Neste post farei o passo a passo de planejamento de uma viagem de forma geral, pois o tudo vai depender de qual viagem, destino e a quantidade de dias, então terão itens que não se aplicarão para a sua viagem, mas que talvez seja interessante você saber para uma futura viagem.

As pessoas que viajam nas férias já têm datas pré-definidas, só escolher a quantidade de dias. Caso você esteja fazendo uma viagem com mais pessoas, vocês irão precisar definir uma data que concilie para todos. Vai viajar nas férias coletivas? Férias de inverno? É importante se atentar como estará o destino nessa época para não haver surpresas de lugares vazios ou lotados (tudo vai depender do que você vai querer).

 

2 – Não esqueça de pesquisar sobre: Estação do ano, durante o período que você irá estar no destino

É importante ressaltar que você precisa pesquisar como estará o destino na época do ano que você escolher. Vale lembrar que existem meses chuvosos, meses de extremo calor e frio, novamente, tudo vai depender de qual experiência você vai querer ter.

 

3 – Comece a pesquisar o que vai precisar de documentação, não adianta deixar a documentação para última hora

Este passo é muito importante, pois se você fizer um planejamento para uma viagem em cima da hora, pode ser que não consiga providenciar toda a documentação necessária a tempo. É necessário pesquisar o que o destino exige de documentos e providencia-lo com antecedência, mas não esqueça que há documentos e seguros que tem prazo, então é bom saber o que precisa e fazer dentro do prazo.

 

4 – Comprar Passagens

Se for o caso de viajar de avião, compre as passagens com antecedência para conseguir descontos, vale procurar as passagens na madrugada (às vezes há promoções), trocar as milhas, enfim. Definiu o local, datas e estação, compre as passagens. Mas sempre de um site CONFIÁVEL, desconfie de ótimas ofertas.

 

5 – Pesquisa

Quanto mais você souber do seu destino, melhor será sua experiência nele. Eu SEMPRE consumo o máximo de conteúdo e informação possível. Assisto vários vídeos no YouTube e devoro os blogs. Faço anotações de informações importantes e lugares interessantes, para depois fazer uma pesquisa mais aprofundada. Os blogs sempre trazem ótimos conteúdos e dicas, vale muito a pena ler, é sempre neles que eu consigo pontos turísticos diferentes que os convencionais.

Além de pesquisar no Instagram pelo nome do destino ou hastags referente ao destino.

 

6 – Definiu o que pretende conhecer? É hora de pesquisar sobre os Pontos Turístico. Essa pesquisa é onde você vai encaixar o que ser e o que não serve para seu roteiro

Depois da pesquisa, é hora de definir quais serão os pontos a serem visitados. Geralmente eu salvo tudo no Google Maps e começo a traçar as rotas entre eles para ver se eu vou tirar algum dos pontos escolhidos e depois começo a separar eles pelos dias da viagem, esteja preparado para imprevistos, talvez não consiga fazer todos (outra dica é sempre verificar os horários de abertura e visitação dos passeios, para não dar de cara com o atrativo fechado). Caso aconteça algum imprevisto você precisa pensar em um plano B, por isso que quanto mais você estudar sobre o destino e conseguir juntar informações, menos “perrengues” você terá. É importante ter um objetivo na viagem, por exemplo: Na minha viagem ao Rio de Janeiro meu objetivo era fazer a trilha da Pedra da Gávea, eu fiz, mas tinha marcado de fazer mais coisas no mesmo dia na parte da tarde e não consegui fazer devido ao cansaço e está tudo bem, mas tendo o objetivo você se esforça para cumpri-lo e o que vier depois é lucro. Cuide para não colocar coisas demais no roteiro (eu sempre sofro com isso, rsrs).

 

7 – Certifique de contratar: hospedagem, carro, transfer, guia. Você precisa pensar em tudo, rsrs

Dependendo do destino e quantidade de dias, você pode optar por ficar em mais de um hotel na mesma viagem, isso facilita os passeios e deslocamento. Sempre faça a compra e reservas em sites confiáveis! Leia a avaliação para saber de verdade o que o hotel tem a oferecer.

Hoje em dia os ubers tem sido uma mão na roda nos deslocamentos (já os táxis na porta do aeroporto sempre são mais caros), e dependendo do local só haverá transfers.

Em certos pontos turísticos, só é possível visitar com a presença de um guia, então não esqueça de contratar um também.

 

8 – se for fazer uma road trip, não esqueça de agendar a: Revisão do Carro. Isso é muito importante!

Se for fazer uma roadtrip, não esqueça de agendar a revisão do seu carro próximo ao dia da viajem, pois pode haver a necessidade de encomendar peças e não ficar tão distante da troca de óleo.

 

9 – E o mais importante de tudo: Aproveite! Só depende de você fazer valer a pena

Chegou a melhor hora, a de pôr em prática tudo o que você sonhou e planejou! Aproveite cada momento, a única coisa que vai sobrar são as memórias, as fotos e aquele sentimento maravilhoso que não conseguimos explicar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *