Rio Grande do Sul
Conheça um pouco da história da cidade de Santo Ângelo, um dos sete povos das missões

Conheça um pouco da história da cidade de Santo Ângelo, um dos sete povos das missões

A cidade de Santo Ângelo, está localizada no Planalto Médio do Rio Grande do Sul, possui pouco mais de 77 mil habitantes.

Santo Ângelo fez parte de um dos sete povos das missões. Em 1676, se tornou o último povo da redução jesuítica. Santo Ângelo também é conhecido como a Capital das Missões, pois quando emancipado, as ruínas de São Miguel faziam parte do eu território.

O nome da cidade se deu devido a própria origem na Missão Jesuítica de Santo Ângelo Custódio.

“A Redução de Santo Ângelo, foi consagrada ao Anjo Custódio das Missões (aquele que tem a custódia, a guarda) o protetor de todos os povos missioneiros.”

A primeira igreja a ser construída na cidade foi no ano de 1706, Redução de San Ángel Custódio, a segunda foi uma pequena construção do século 19, e a terceira (dos dias de hoje), foi construída em 1929. A Catedral Angelopolitana é grandiosa! Seu estilo é o barroco missioneiro, em sua fachada há arcos, e esculturas que homenageiam os padroeiros dos Sete Povos das Missões.

Uma curiosidade é que pouquíssimas igrejas possuem como padroeiro, um anjo. Geralmente são santos, não anjos. Sendo assim, Santo Ângelo dedicou sua catedral ao anjo da guarda.

Uma das coisas que mais me chamou atenção na praça, além é claro da catedral, foram os 30 arcos, em que cada um representa um povo das missões. Uma curiosidade é que há uma cruz missioneira nos 4 cantos da praça central.

Um cidade linda, com uma história incrível!

Se quiser saber mais sobre as Ruínas de São Miguel Arcanjo, confira este post!

O que ninguém te conta: Aproveite sua passagem pela cidade de Santo Ângelo e visite a Cascata do Comandaí.

E você já conheceu algum dos sete povos das missões?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *