Rio Grande do Sul
Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Cascata Doutor Ricardo no RS

Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Cascata Doutor Ricardo no RS

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A cidade de Doutor Ricardo fica na região do Vale do Taquari, vizinha de cidades como: Vespasiano Corrêa, Muçum, Encantado. A pequena cidade possui menos de 2.000 habitantes, e mantém seus pontos turísticos bem identificados e caminhos asfaltados.

Menos de 3km do centro da cidade fica a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, na rua Quatro (Estrada Lizangon) há várias placas de indicação. Há estacionamento gratuito, além de diversos pontos com churrasqueira, quiosques, mesas, bancos, parquinho para as crianças e muitas árvores. Este é um excelente lugar para passar o dia em família. Todo o lugar é muito bem cuidado!

Seguindo pelo parque ao lado de uma estrutura recente de “pavilhão de festas”, está a entrada da Gruta. Após 169 degraus por uma escada de pedra em meio a mata nativa (todo o caminho é maravilhoso, você já sente a paz e tranquilidade do lugar), chegamos na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. A gruta é formada de uma rocha vulcânica incrível que possui uma exuberante cascata que desce por ela. A Gruta é tão grande que cabe aproximadamente 200 fiéis em dias de romaria. Fomos em um período de extrema seca, então a queda de água da cascata, estava bem pequena. É inevitável não sentir algo quando se está lá.

A missa na gruta ocorre sempre no 2º domingo de cada mês às 14:00h.

Cascata Doutor Ricardo

No retorno passamos para conhecer a Cascata Doutor Ricardo que fica a 650m da gruta, mas como mencionei antes, o período de seca estava tão crítico, que a Cascata Doutor Ricardo estava completamente seca.

Para conhecer outros lugares inusitados no Rio Grande do Sul, confira estes outros posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *